O público que for acompanhar o desfile de 7 de Setembro em Brasília poderá acessar a Esplanada dos Ministérios por 3 entradas principais. Segundo o Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal), os acessos foram definidos para organizar o fluxo de mais de 50 mil pessoas esperadas neste domingo (7.set.2025).
As entradas estão distribuídas da seguinte forma:
-
Via S1: depois do Buraco do Tatuí e próximo à Catedral, além da saída da L2 Sul;
-
Via S2: pelas escadarias da Catedral, Bloco B e Bloco C;
-
Via N2: na escadaria e túnel do Bloco J do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).
O acesso às arquibancadas foi liberado às 6h e será fechado quando atingir a capacidade máxima. Para pessoas com deficiência, a entrada é feita pelo Bloco J do Mdic, em área reservada com rampas, banheiro adaptado e entrega de brindes.
Transporte coletivo
Para atender à demanda, a Semob-DF (Secretaria de Transporte e Mobilidade) colocou 134 ônibus extras em circulação, com passagens gratuitas neste domingo (7.set). O metrô funciona das 5h30 às 19h. Passageiros que utilizarem carros por aplicativo devem desembarcar no estacionamento atrás do Mdic.
Trânsito e bloqueios
O Detran-DF interditou a Esplanada a partir das 17h de sábado (6.set), com bloqueios nas vias S1, N1 e S2. Neste domingo, o trânsito está controlado em pontos estratégicos da S2, com acesso restrito a táxis, viaturas e veículos participantes do desfile. O Eixão segue fechado para circulação de carros, como de costume aos domingos.
Estacionamento
Os motoristas podem estacionar nos anexos dos ministérios e nos setores de Autarquias, Bancário e Comercial. Há fiscalização no local, e veículos em áreas proibidas estão sujeitos a multa e remoção por guincho.