As comemorações do Dia da Independência e o desfile cívico-militar deste domingo (7.set.2025) devem reunir mais de 50.000 pessoas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Para atender à demanda, a Semob-DF (Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal) determinou o reforço nas linhas de ônibus que têm como destino o centro da capital, sobretudo a Rodoviária do Plano Piloto.
Por ser domingo e feriado, os passageiros poderão usufruir o benefício do Vai de Graça, com viagens gratuitas. A frota circulará em tabela horária de domingo, mas com acréscimo de 134 ônibus extras, especialmente dee 7h às 13h.
Segundo o governo de Brasília, a maioria dos veículos reforçará as linhas semiexpressas entre as regiões administrativas e o Plano Piloto. Serão 35 ônibus adicionais para Paranoá, Itapoã, São Sebastião e Jardim Botânico. Já os coletivos vindos de Santa Maria e do Gama passarão pelo Eixinho, já que o Eixão estará fechado.
As regiões do Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo II e Samambaia terão 29 ônibus extras em direção à Rodoviária do Plano Piloto e às estações do metrô.
Outros 43 veículos reforçarão as linhas de Brazlândia, Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente, Guará e áreas próximas. No eixo que conecta o centro da capital a Sobradinho e Planaltina, haverá reforço de 27 coletivos.