Tebet, Haddad e Alckmin lideram cenários para Senado por São Paulo em pesquisa AtlasIntel

Levantamento aponta disputa apertada entre ministros e políticos de partidos variados; eleição ao Senado em 2026 definirá duas das 54 cadeiras em disputa

Uma pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta segunda-feira (8), indica que Simone Tebet (MDB), Fernando Haddad (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) aparecem à frente em um dos cenários testados para a disputa ao Senado por São Paulo em 2026. A ministra do Planejamento registra 22,1% das intenções de voto, enquanto o ministro da Fazenda soma 19,7%.

>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

O levantamento ouviu 2.059 pessoas entre 29 de agosto e 3 de setembro, por meio de questionários on-line, utilizando o método de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

No mesmo cenário, seguem na disputa Eduardo Bolsonaro (PL-SP) com 14,8%, Guilherme Derrite (PP) com 14,4%, Ricardo Salles (Novo-SP) com 7,5%, Rodrigo Manga (Republicanos) com 5,5% e Mara Gabrilli (PSD-SP) com 5,4%. Robson Tuma (Republicanos) registra 0,6% e o senador Giordano (MDB-SP) aparece com 0,1%. Outros candidatos somam 5,7%, votos em branco e nulos correspondem a 3%, e 1,9% não soube responder.

A pesquisa também simulou um segundo cenário, em que Geraldo Alckmin (PSB) lidera com 23,1%, seguido por Marina Silva (Rede) com 17,7%, Guilherme Derrite (PP) com 15,5% e Ricardo Salles (Novo-SP) com 12%.

Neste segundo quadro, aparecem ainda Rodrigo Manga (Republicanos) com 7,9%, Mara Gabrilli (PSD-SP) com 4,9%, Rodrigo Garcia (ex-governador sem partido) com 4,3%, Robson Tuma (Republicanos) com 1,2% e Giordano (MDB-SP) com 0,1%.

A eleição de 2026 terá regras específicas: cada estado elegendo dois senadores, e 54 das 81 cadeiras do Senado estarão em disputa, tornando a corrida por São Paulo estratégica para o equilíbrio político nacional.