
Marília e cidades vizinhas, como Vera Cruz, Oriente e mais na região estão na lista dos municípios do terceiro alerta severo de baixa umidade do ar que a Defesa Civil do Estado emitiu nesta quarta-feira.
São índices abaixo, inclusive, de 12%, que provocam mensagem por meio do sistema Cell Broadcast de alertas. E não é um aviso isolado. O Inmet incluiu a região em alerta de grande perigo tanto para incêndios florestais quanto para condições de saúde.
O texto do alerta severo informa: “Seu local está com umidade do ar em Emergência! Risco à saúde e de incêndios em vegetação. Beba água e NÃO faça queimada. Válido até as 19h.”
A tecnologia integra a Operação SP Sem Fogo, que reúne esforços estaduais e municipais na prevenção e combate às queimadas durante o período de estiagem.
As principais reações físicas são irritação nos olhos, nariz e garganta, além de agravar doenças respiratórias.
A Defesa Civil recomenda à população que beba bastante água e evite atividades físicas ao ar livre, bem como umidifique os ambientes internos e jamais faça queimadas.
O monitoramento das condições climáticas permanece em tempo real e, assim, novos alertas poderão ser enviados caso a situação persista.
O post Marília e região entram em alerta severo de baixa umidade; veja riscos apareceu primeiro em Giro Marília Notícias.