Marília estuda parcelar dívida milionária da previdência em até 25 anos

Marília estuda parcelar dívida milionária da previdência em até 25 anos

A Secretaria Municipal de Finanças de Marília informou nesta quarta que estuda viabilidade de parcelar a dívida milionária com instituto de previdência por até 25 anos.

A análise acompanha inovação legal com a aprovação da Emenda Constitucional (EC) nº 136 que cria Programa de Regularidade Previdenciária.

Com isso, estados e municípios poderão parcelar suas dívidas previdenciárias em até 300 meses. É, assim, uma possibilidade para a maior das dívidas da cidade de Marília.

Em resposta à consulta do Giro Marília, a Secretaria informa que acompanhou a tramitação. A emenda, aliás, entrou em discussão como a PEC 66 em 2023.

“O Ipremm acompanha esta tramitação, e o Município estuda a viabilidade do parcelamento de débitos previdenciários em 300 meses”, diz o comunicado.

O parcelamento de longo, porém exige algumas medidas, como comprovação de regularidade previdenciária da cidade.

Atualmente, o parcelamento padrão tem prazo de até de 60 meses e a cidade repetiu procedimentos para isso, que provocam dívida e sobrecarga em parcelas.

Além disso, a emenda extingue a cobrança do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) sobre as receitas previdenciárias dos Regimes próprios.

A medida garante a equidade na cobrança que atualmente é feita ao Regime Próprio da União, ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS/INSS) e aos Regimes de Previdência Complementar (RPC).

O post Marília estuda parcelar dívida milionária da previdência em até 25 anos apareceu primeiro em Giro Marília Notícias.