Nepal decreta toque de recolher após onda de protestos

Soldados tomaram o controle das ruas de Katmandu nesta 4ª feira (10.set.2025) após 3 dias de protestos contra uma lei que restringe o uso de redes sociais no Nepal.

A onda de violência deixou 25 mortos, 633 feridos, motivou a decretação de toque de recolher e culminou na renúncia do primeiro-ministro K.P. Sharma Oli, diante de denúncias de corrupção e desigualdade econômica.

Segundo a Reuters, manifestantes incendiaram prédios governamentais, veículos e parte do Parlamento. Entre as vítimas está Rajyalaxmi Chitrakar, mulher do ex-premiê Jhalanath Khanal.

O Nepal enfrenta instabilidade política e econômica desde a abolição da monarquia, em 2008. A falta de empregos tem levado nepaleses a buscar trabalho em países vizinhos.

Pelo menos 19 das 25 mortes ocorreram depois de disparos de balas de borracha e uso de gás lacrimogêneo pela polícia. Durante os atos, o principal aeroporto de Katmandu suspendeu os voos, mas foi reaberto nesta 4ª feira.

Copyright

Reprodução/Twitter/@hoje_no

Os manifestantes também incendiaram o prédio da Suprema Corte, um tribunal anticorrupção e causaram danos ao edifício do Parlamento (foto)

Abaixo, veja em vídeos como foram os protestos:

Assista (1min23s):

Assista (3min50):