Barcelona (Espanha) está chamando a atenção mundial com um meio de transporte inovador e polêmico: um ônibus ecológico movido a fezes humanas. O veículo funciona com biometano, um gás produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos tratados em uma estação de águas da cidade.
Segundo o jornal francês Le Monde, o combustível é resultado dos dejetos de mais de 1,5 milhão de moradores da capital catalã.
O projeto, batizado de Life Nimbus, já está em funcionamento há 39 meses e apresentou resultados surpreendentes:
- Redução de 85% na pegada de carbono;
- Aumento de 70% na energia obtida do biogás;
- Mais de 14 mil km rodados por ano.
A iniciativa é fruto da parceria entre os departamentos de água e transporte de Barcelona, com apoio da Universidade Autônoma de Barcelona e de institutos de pesquisa.
Repercussão positiva
O ônibus movido a dejetos humanos foi elogiado por ambientalistas, governos locais e cidadãos.
“Já usamos o esterco dos animais, por que não os nossos?”, disse Rosa Maria Gay, aposentada de Barcelona, em entrevista ao Le Monde.
A estudante de ciência da computação Alessandra Spano também aprovou: “Se é energia renovável e não tem mau cheiro, acho ótimo”.
Futuro sustentável
Com o sucesso do projeto-piloto, Barcelona estuda ampliar o uso do biometano em sua frota de ônibus, reforçando seu papel como referência mundial em transporte público sustentável.
The post Que tal um ônibus movido a fezes humanas? Já existe e reduz emissões em 85% appeared first on Ver-o-Fato.