VÍDEO – Aliado de Trump, influenciador de direita é assassinado a tiro

Ativista e influenciador de direita, Charlie Kirk, um importante aliado do presidente Donald Trump, foi baleado nesta quarta-feira (10/09) em uma universidade dos Estados Unidos. Kirk, de 31 anos, chegou a ser levado para um hospital, mas sua morte foi anunciada pouco depois pelo presidente Trump. Kirk estava discursando num espaço ao ar livre na Universidade de Utah Valley quando o ataque aconteceu.

Vídeos que registraram o ataque mostraram Kirk falando sob uma tenda diante de uma grande multidão quando o som de um único tiro ecoou. Kirk caiu para o lado imediatamente, com sangue jorrando profusamente do seu pescoço.

Na sequência, Kirk foi levado às pressas para um hospital próximo para uma cirurgia de emergência, mas não resistiu

“O grande, e até lendário, Charlie Kirk está morto. Ninguém compreendia ou tinha o coração da juventude dos Estados Unidos da América melhor do que Charlie. Ele era amado e admirado por todos, especialmente por mim, e agora não está mais entre nós. Melania e eu expressamos nossas condolências à sua bela esposa Erika e à sua família. Charlie, nós te amamos!”, escreveu Trump em sua plataforma de mídia social Truth Social após o ataque.

Informações desencontradas sobre atirador

“Hoje, por volta das 12h10, um tiro foi disparado contra o palestrante visitante, Charlie Kirk. Ele foi atingido e retirado do local por sua equipe de segurança. A polícia do campus está investigando, e um suspeito está sob custódia”, informou inicialmente a universidade em comunicado divulgado nas redes sociais.

Imagens mostraram um homem idoso sendo levado pela polícia, mas, segundo jornais dos EUA, ele acabou sendo solto logo depois, sugerindo que o verdadeiro atirador ainda estava à solta.

Mais tarde, o diretor do FBI (a polícia federal dos EUA), Kash Patel, afirmou que um suspeito finalmente havia sido preso.

“O suspeito do terrível ataque de hoje, que tirou a vida de Charlie Kirk, está agora sob custódia. Agradecemos às autoridades locais e estaduais de Utah pela parceria com o FBI”, escreveu Patel na rede X, sem fornecer mais detalhes.

Um comunicado da universidade citado pela Fox News afirmou que o tiro foi disparado de longa distância, e não a partir da multidão que acompanhava a fala de Kirk.

“Os tiros foram disparados de um prédio a cerca de 200 metros do palestrante”, disse o comunicado. “O indivíduo foi atingido e levado imediatamente por sua equipe de segurança. O campus está fechado pelo resto do dia.”

A secretária de Agricultura dos EUA, Brooke Rollins, postou na rede X que “ouviu dizer que Kirk está em estado crítico”, mas isso não pôde ser confirmado imediatamente.

O ex-congressista de Utah Jason Chaffetz, que estava no local, disse à Fox News que o ataque aconteceu durante uma sessão de perguntas e respostas.

“A primeira pergunta foi sobre religião. Ele [Kirk] falou por cerca de 15 a 20 minutos. A segunda pergunta, curiosamente, foi sobre atiradores transgêneros, atiradores em massa, e no meio disso, o tiro foi disparado”, disse Chaffetz à emissora.

“Eu estava olhando para Charlie. Não posso dizer que vi sangue. Não posso dizer que vi ele ser baleado, mas assim que o tiro foi disparado, ele caiu para trás. Todos se jogaram no chão, todos… muitas pessoas começaram a gritar e então todos começaram a correr.”

Quem é Charlie Kirk?

Fundador da Turning Point USA, organização criada em 2012 para difundir ideias conservadoras em escolas e universidades, Kirk se tornou um dos mais influentes comunicadores da direita americana, constantemente elogiado por Trump e apoiadores do Partido Republicano. Com agências internacionais.

The post VÍDEO – Aliado de Trump, influenciador de direita é assassinado a tiro appeared first on Ver-o-Fato.