
O alerta da Defesa Civil do Estado para baixa umidade relativa do ar, que atingiu 466 municípios na quarta-feira, chegou a 511 cidades nesta quinta.
O aviso indica que as cidades apresentam projeções de umidade abaixo do 12% em combinação com temperaturas acima de 35%.
Atinge, assim, cidade de 11 regiões do Estado, inclusive Marília e municípios vizinhos, com orientações gerais de cuidados. As outras são Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Araraquara, Barretos e Franca.
O número de cidades é um recorde, um avanço em comunicação, mas também evidência de riscos como incêndios florestais. Aliás, a projeção da Defesa civil para esta quinta mostra quadro de riscos em praticamente todo o Estado.
A tecnologia de alerta integra, inclusive, a Operação SP Sem Fogo, que reúne esforços estaduais e municipais na prevenção e combate às queimadas.
O texto do alerta severo informa: “Perigo! Umidade do ar em nível crítico. Alto risco de incêndios florestais. Beba água e NÃO faça queimadas”.
Além disso, há mais riscos, com potencialização de problemas de saúde, como irritação nos olhos, nariz e garganta.
Desse modo, a Defesa Civil recomenda à população que beba bastante água e evite atividades físicas ao ar livre nos períodos mais quentes do dia.
O post Alerta severo de baixa umidade chega a 511 cidades do Estado apareceu primeiro em Giro Marília Notícias.