
O Lago do Aquarius, que já foi ‘cartão postal’ em Marília, enfrenta avanço de seca e poluição com água verde, além de mau cheiro, que provocam apelo de moradores.
Apesar do nome, o lago fica entre os bairros Riviera e Marajá, pontos nobres da zona norte da cidade, ao lado do maior shopping da região.
A perda de água, sujeira que provoca excesso de algas e incômodo provocaram um abaixo-assinado com alerta sobre a condição.
Além disso, um apelo para que os serviços municipais tomem providências ‘urgentes’. Lista, assim, seis reivindicações, veja abaixo.

- Imediata vistoria técnica no sistema de drenagem pluvial, identificação e, além disso, correção de lançamento irregular no lago;
- Programa emergencial de recuperação da qualidade da água do lago
- Fiscalização rigorosa para coibir novos lançamentos irregulares
- Plano de monitoramento contínuo da qualidade da água
- Educação ambiental, principalmente junto à comunidade local, visando à preservação do lago;
- Cronograma de execução das obras necessárias, inclusive com ampla divulgação à população.

O documento lista “grave degradação ambiental”, bem como “odores fétidos” e proliferação de algas. Além disso, lançamento irregular de água com poluentes no sistema de drenagem.
Os moradores citam ainda “graves prejuízos à fauna” – o lago tem peixes e população de aves, especialmente patos e gansos -.
É ponto próximo de muitas residências, espaço de lazer para moradores e público em geral, inclusive descanso, passeios e visitas.
O post Lago ‘cartão postal’ tem água verde, mau cheiro e apelo de moradores apareceu primeiro em Giro Marília Notícias.