Ocupação Welfesom Alves conquista permanência em prédio da União e avança na luta por moradia

Prédio fica localizado na av. Dr. Freitas, bairro da Pedreira. Foto: Divulgação MLB Pará 

No último domingo (07), dezenas de famílias organizadas pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) ocuparam um imóvel abandonado há anos em Belém. A ação fez parte de uma jornada nacional de lutas que aconteceu em 15 estados brasileiros, sob o lema: “Não há independência, nem soberania, sem direito à moradia”.

A ocupação recebeu o nome de Welfesom Campos Alves, em homenagem ao militante do Partido Comunista Revolucionário (PCR) e redator do Jornal A Verdade no Pará, que dedicou sua vida à luta do povo e faleceu em acidente de ônibus a caminho do congresso da União Nacional dos Estudante (UNE), em julho deste ano, deixando um legado de resistência e compromisso com a construção de uma sociedade justa.

A mobilização tem como objetivo denunciar a contradição vivida por milhares de famílias no país: mais de 8 milhões sem moradia digna, enquanto inúmeros imóveis permanecem abandonados, especialmente em áreas centrais e valorizadas. Só em Belém, estima-se que 70 mil famílias enfrentam condições precárias de moradia.

Nesta quarta-feira (10), os moradores conquistaram uma importante vitória. Em reunião com o superintendente da Secretaria do Patrimônio da União no Pará (SPU/PA), Danilo Soares, foi firmado o compromisso de que as famílias permanecerão no prédio ocupado. Isso permitirá que a comunidade apresente um projeto ao edital do programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades, abrindo caminho para a regularização e consolidação da ocupação.

É um primeiro passo rumo à conquista concreta de moradia digna, fruto da luta organizada”, celebraram os moradores.

O post Ocupação Welfesom Alves conquista permanência em prédio da União e avança na luta por moradia apareceu primeiro em PONTO DE PAUTA – PARÁ.