Ônibus do BRT Metropolitano poderão ligar Castanhal a Belém com tarifa única

O governador Helder Barbalho (MDB) anunciou na última quarta-feira (10) que Castanhal poderá ser incluída no sistema do BRT Metropolitano, permitindo aos moradores se deslocarem até Belém e cidades da região com o pagamento de uma tarifa única de R$ 4,60. A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado (Arcon) realizará um estudo de viabilidade para integrar o município, que fica a 67 quilômetros da capital, à operação do transporte.

As obras do BRT Metropolitano já estão 90% concluídas e o sistema deve iniciar a fase de operação assistida em outubro. O projeto contempla 13 estações e 13 passarelas no trecho entre o Entroncamento e Marituba, além de terminais de integração em Ananindeua e Marituba. Essas estruturas contarão com modelo inédito no país, separando as áreas de embarque e desembarque para aumentar a segurança.

Cada terminal também terá uma Estação Cidadania, oferecendo serviços como emissão de documentos e orientação jurídica, além de ambulatórios, lojas, lanchonetes, banheiros e acessibilidade. O sistema contará com 265 ônibus novos, sendo 40 elétricos, equipados com ar-condicionado e Wi-Fi. Eles atenderão tanto a linha expressa entre Marituba e São Brás quanto as linhas alimentadoras, que ligarão bairros aos terminais do BRT, beneficiando inicialmente usuários de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará.

Leia também:

O post Ônibus do BRT Metropolitano poderão ligar Castanhal a Belém com tarifa única apareceu primeiro em Estado do Pará Online.