Unifesspa recebe 13 novos intercambistas estrangeiros

A Unifesspa acolheu nesta quarta-feira (10), 13 intercambistas estrangeiros selecionados na 3ª edição do Programa de Mobilidade Internacional (GCUB-Mob), iniciativa do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB).

O GCUB-Mob, realizado em parceria com universidades brasileiras associadas, oferece vagas em cursos de mestrado e doutorado para pessoas de diferentes países e continentes. O programa tem como objetivo fortalecer a cooperação acadêmica, científica e cultural, além de ampliar a internacionalização das universidades brasileiras.

As pessoas contempladas recebem bolsas de agências de fomento como Capes, Fapespa e CNPq, em valores equivalentes às concedidas a estudantes brasileiros(as), garantindo condições para dedicação exclusiva aos estudos. Atualmente, a Unifesspa conta com 18 pessoas internacionais matriculadas em cursos de graduação e pós-graduação.

Acolhida – O acolhimento foi organizado pela Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (ARNI) e pelo Gabinete da Reitoria, com o objetivo de dar as boas-vindas, apresentar a universidade e ouvir expectativas e necessidades das pessoas intercambistas.

Durante a atividade, a chefe do Departamento de Mobilidade Acadêmica, Jéssica da Silva Ribeiro, anunciou a reabertura, ainda em setembro, do curso de português para estudantes internacionais, bem como a publicação de um edital de monitoria para seleção de estudantes de Letras-Inglês que irão acompanhar os(as) intercambistas no processo de integração e nas atividades acadêmicas.

Também participaram do encontro o professor doutor José Otavio Magno Pires, docente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Regional da Amazônia (PPGPAM) e do curso de Economia da Unifesspa, a chefe de gabinete da Reitoria, Cátia Canêdo, além da equipe da ARNI.

“A presença de estudantes internacionais na Unifesspa fortalece nossa missão de produzir conhecimento diverso, plural e comprometido com a transformação social, reafirmando o papel da universidade pública como espaço de cooperação global.”, comemorou, Francisco Ribeiro da Costa, reitor da Unifesspa.

Foram recebidos neste encontro:

Asset Octave Eucher – Haiti – PDTSA

Edwige Guerrier – Haiti – PDTSA

Panzo Domingos Tando – Angola – PDTSA

Celia Rivera – Equador – PPGCF

Frank Idugboe – Nigéria – PPGCF

Wilma Graciete Silva Gomes – Guiné-Bissau – PPGCF

Alózio Agostinho José Bué – Moçambique – PPGECM

Saliu Djatá – Guiné-Bissau – PPGECM

Paulo Mucongo Catumbela – Angola – PPGQ

Alfredina dos Santos – Timor-Leste – PROFSAÚDE

Ferline Antenor – Haiti – PROFSAÚDE

Ifeyinwa Lovert Jane Dada – Nigéria – PROFSAÚDE

Nita Comandé – Guiné-Bissau – PROFSAÚDE

O post Unifesspa recebe 13 novos intercambistas estrangeiros apareceu primeiro em Correio de Carajás.