Após habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Justiça do Pará concedeu liberdade nesta quinta-feira (11) para o flanelinha Leydson Raimundo Macedo da Silva, substituindo a prisão preventiva por medidas cautelares.
Leydson foi preso no último dia 19 de agosto durante a “Operação Pedra no Caminho”, após ter um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais em que supostamente extorquia um casal de torcedores do Paysandu no arredores do Estádio da Curuzu, no dia do jogo do time bicolor contra o Athletic.
Segundo o advogado de defesa de Leydson, Dr. Filipe dos Santos, seu cliente havia reagido revoltado após sofrer injúria racial. O caso segue sendo investigado.
O que diz o sindicato
Durante esta semana, o presidente do Sindicato dos Guardadores de Carro de Belém, Ronivaldo Andrade, rebateu a denúncia feita pelo influenciador digital Naldo Branco, que afirmou ter sido extorquido por um suposto flanelinha no centro da cidade, em frente à Prefeitura de Belém, na área do Comércio.
Segundo o dirigente sindical, o vídeo divulgado não mostra um trabalhador da categoria, mas sim uma pessoa que se fazia passar por guardador.
Nas redes sociais, muitas pessoas alertam para esse detalhe, de que não se deve generalizar por pessoas que nem fazem parte da categoria ou pessoas que se aproveitam nos grandes eventos.
De acordo com o sindicato, pais de família que dependem do trabalho em grandes eventos, como jogos de futebol, estão cada vez mais sendo vistos com maus olhos pela sociedade pela atitude errônea de uma minoria.
O que diz a prefeitura
No último dia 3 de setembro, o prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), lançou uma nova etapa da operação “Belém em Ordem” que visa combater a cobrança ilegal de flanelinhas em vagas públicas de estacionamento no município e assegurar o uso justo e legal do espaço público à população.
A equipe de reportagem do Portal Ver-o-Fato aguarda resposta em nota para saber quais medidas serão tomadas pela prefeitura , principalmente para os trabalhadores que realmente necessitam do “bico” como flanelinha para levar o sustento para suas respectivas casas.
The post EXCLUSIVO – Reviravolta: flanelinha alega ter sofrido injúria racial e Justiça concede liberdade após habeas corpus no STJ appeared first on Ver-o-Fato.