PF prende “Careca do INSS” em operação contra esquema de fraudes

A PF (Polícia Federal) prendeu nesta 6ª feira (12.set.2025) Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e o empresário Maurício Camisotti, suspeitos de envolvimento em esquema de fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Os mandados foram autorizados pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça. As informações são do portal g1.

Segundo investigações da PF, Antunes teria recebido cerca de R$ 53,58 milhões provenientes de associações e empresas intermediárias no esquema de descontos irregulares em aposentadorias no órgão.

Os valores teriam sido repassados por meio de empresas ligadas a Antunes. Aproximadamente R$ 9,32 milhões teriam sido direcionados por ele a funcionários públicos e companhias associadas a altos escalões do INSS.

Camisotti, segundo a PF, teria atuado como sócio oculto de uma entidade e se beneficiado das fraudes na Previdência.

Os agentes realizam buscas na casa de Antunes, bem como na casa e no escritório do advogado Nelson Willians, em São Paulo.

A PF informou que além dos 2 mandados de prisão preventiva, são cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, no Estado de São Paulo e no Distrito Federal.

A ação é parte da Operação Cambota, desdobramento da Operação Sem Desconto, deflagrada pela PF em abril. Segundo a PF, são apurados os crimes de impedimento ou embaraço de investigação de organização criminosa, dilapidação e ocultação de patrimônio, além da possível obstrução da investigação por parte de alguns investigados.