Um novo vídeo divulgado pelas autoridades dos Estados Unidos mostra o suspeito de matar o ativista conservador Charlie Kirk fugindo após pular do telhado de uma universidade em Utah. O material foi apresentado nesta quinta-feira (11), um dia depois do assassinato, que ocorreu durante um evento ao ar livre na Universidade Utah Valley. A matéria traz imagens e gravações que registram a fuga do criminoso, e o G1 também publicou reportagem sobre o caso.
Charlie Kirk, de 31 anos, foi baleado no pescoço enquanto discursava. Duas pessoas chegaram a ser detidas para averiguação, mas foram liberadas em seguida. O atirador permanece foragido, e as buscas já entram no terceiro dia nesta sexta-feira (12).
Em pronunciamento à imprensa, o comissário do Departamento de Segurança Pública de Utah, Beau Mason, detalhou que o suspeito usava uma camiseta preta com uma bandeira americana. Já o governador do estado, Spencer Cox, afirmou que o FBI já recebeu mais de 7 mil pistas sobre o crime, e mais de 200 pessoas prestaram depoimento.
“Não podemos fazer nosso trabalho sem a ajuda do público neste momento”, disse Cox. “A população atendeu ao nosso chamado para agir.”
O governador também criticou a disseminação de desinformação nas redes sociais e assegurou que pretende buscar a pena de morte para o responsável pelo assassinato. Cox não respondeu a perguntas dos jornalistas. O diretor do FBI, Kash Patel, esteve presente na coletiva, mas não se pronunciou.
Mais cedo, o FBI havia divulgado fotos de um provável suspeito, classificado como “pessoa de interesse”. Ele aparece vestido de preto e usando óculos escuros. Especialistas alertam que, como o criminoso não foi capturado logo após o ataque, as buscas agora se tornaram uma “corrida contra o tempo”.
Arma encontrada
Investigadores informaram que recuperaram o fuzil usado no crime, descrito como “de alta potência”, em uma área de mata próxima ao local do ataque. Fontes policiais disseram ao New York Times que se tratava de um Mauser de modelo antigo, possivelmente um Mauser .30-06 de ferrolho importado. O tipo de arma é comumente usado por caçadores e atiradores de precisão.
Foram encontrados ainda diversos cartuchos, incluindo uma cápsula deflagrada no carregador, reforçando a hipótese de que o suspeito tenha planejado cuidadosamente o ataque.
Atentado
A aparição de Kirk na universidade de Utah era a primeira de uma turnê que passaria por 15 instituições de ensino americanas.
Antes de ser baleado, Kirk estava sentado no que ele chama de mesa “Me prove que estou errado” para responder às perguntas da plateia.
Leia a matéria completa sobre o atentado no link: https://ver-o-fato.com.br/video-aliado-de-trump-influenciador-de-direita-e-assassinado-a-tiro/
Quem foi Charlie Kirk?
Charlie Kirk era fundador do grupo estudantil conservador Turning Point USA, que atua em mais de 3.500 escolas e universidades nos 50 estados americanos. O ativista teve papel decisivo na mobilização de jovens para apoiar Donald Trump nas campanhas presidenciais de 2016 e 2024.
Apresentava-se como defensor de valores cristãos, do livre mercado e do movimento Make America Great Again (MAGA). Também era um crítico da esquerda, duvidava do aquecimento global e se posicionava como defensor do porte de armas.
Kirk iniciou seu ativismo ainda adolescente, inspirado por figuras conservadoras como Rush Limbaugh. Aos 18 anos, após ser rejeitado pela Academia Militar de West Point, fundou a Turning Point. Com a vitória republicana em 2016, passou a integrar o círculo próximo da família Trump, atuando como assessor de Donald Trump Jr.
Além de sua presença constante em universidades, onde incentivava estudantes e pais a denunciarem professores que, segundo ele, promoviam o “marxismo” e a “ideologia de gênero”, Kirk também escreveu livros como Campus Battlefield, The MAGA Doctrine e The College Scam.
Ele era apresentador do programa de rádio The Charlie Kirk Show, transmitido nacionalmente, e comandava um podcast de grande audiência. Sua base digital ultrapassava 14 milhões de seguidores.
The post VÍDEO mostra suspeito de matar Charlie Kirk fugindo após pular de telhado de universidade appeared first on Ver-o-Fato.