Bolsonaro é diagnosticado com anemia e pneumonia; Damares alerta risco de morte se ele for para a Papuda

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar, recebeu alta hospitalar neste domingo (14) após passar por um procedimento para retirar lesões na pele. Ele foi escoltado pela Polícia Federal no trajeto de ida e volta entre casa e o hospital, com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o boletim médico, Bolsonaro passou por uma cirurgia sob anestesia local e sedação, sem complicações. Foram removidas oito lesões cutâneas, localizadas no tronco e no braço direito, que agora serão submetidas a biópsia.

Os exames também apontaram que o ex-presidente apresenta anemia e sinais de uma pneumonia recente, identificada em tomografia do tórax. Por isso, ele recebeu reposição de ferro por via endovenosa.

Ainda segundo o hospital, Bolsonaro deve manter o tratamento para hipertensão, refluxo gastroesofágico e seguir medidas de prevenção contra novos episódios de broncoaspiração.

As revelações de Damares

Durante esta semana, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) fez declarações contundentes sobre o estado de saúde de Bolsonaro, gerando apreensão entre seus apoiadores.

Em entrevista à revista Veja, Damares afirmou que Bolsonaro não teria condições físicas de cumprir pena em regime fechado, como no Complexo da Papuda, no Distrito Federal.

Segundo ela, o ex-presidente depende de cuidados médicos constantes e de uma rotina rigorosa com medicamentos. “Em cima da mesa dele tem uma caixa de remédio. Aquele intestino só funciona com remédios que são tomados na hora certa”, disse a ex-ministra, destacando que Bolsonaro, aos 70 anos, é “extremamente distraído” e poderia esquecer de tomar os remédios sem supervisão adequada.

Além disso, Damares mencionou crises frequentes de soluço que, segundo ela, podem evoluir para problemas respiratórios graves. “Imagina Bolsonaro com uma crise respiratória, que precisará de socorro imediato. Quem vai gritar até a hora do socorro chegar?”, questionou.

Ela também ressaltou o papel da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que tem se dedicado integralmente aos cuidados do marido durante a prisão domiciliar. “Michelle não está trabalhando à tarde. Está ficando de manhã em casa, porque é ela que faz a comida. A alimentação dele é extremamente delicada”, revelou.

The post Bolsonaro é diagnosticado com anemia e pneumonia; Damares alerta risco de morte se ele for para a Papuda appeared first on Ver-o-Fato.