A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, abriu nesta segunda-feira (15) o Fórum Nacional Verdemocracia, realizado até o dia 17 de setembro no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém. O evento é uma parceria entre o TSE e o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) e reúne ministros, magistrados, servidores e especialistas de todo o Brasil.
O fórum tem como objetivo discutir o futuro da Justiça Eleitoral, os desafios diante das mudanças climáticas e as transformações tecnológicas, com atenção especial ao planejamento e à preparação das Eleições de 2026. A programação inclui conferências e painéis sobre temas como a influência das crises climáticas na logística das eleições, sustentabilidade nas práticas eleitorais e combate à desinformação.
Além de magistrados e servidores da Justiça Eleitoral, o evento também recebe advogados, estudantes, representantes de instituições públicas e privadas, ativistas e todos interessados em democracia, meio ambiente, tecnologia e direitos fundamentais.
Na conferência de abertura, a ministra Cármen Lúcia abordou o tema “Democracia e Eleições: questões atuais”. Entre os debates previstos estão tópicos como: processo eleitoral e novas tecnologias; propaganda eleitoral e poluição; direito ao voto e participação democrática; impactos das condições climáticas nas eleições; e a relação entre democracia e meio ambiente.
O fórum inclui ainda o plantio simbólico de 28 mudas de árvores, representando os 27 TREs do país e o TSE, no espaço Porto Futuro 2, no dia 16 de setembro, com a presença de ministros e presidentes dos tribunais. Para mitigar os impactos ambientais do evento, a organização também comprou créditos de carbono, destinados ao projeto socioambiental Kamiranga, que garantirá a manutenção das árvores por pelo menos 20 anos em São Miguel do Guamá, nordeste do Pará.
Leia também:
O post Ministra Cármen Lúcia participa de fórum em Belém sobre eleições e meio ambiente apareceu primeiro em Estado do Pará Online.