PF explode 71 dragas em operação contra garimpo ilegal no AM

Agentes da Polícia Federal explodiram 71 dragas usadas na extração irregular de minérios em operação de combate ao garimpo ilegal no Rio Madeira, no Amazonas, nesta 2ª feira (15.set.2025). 

 A Operação Boiúna contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional de Segurança Pública. A ofensiva teve coordenação do CCPI Amazônia (Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia) e do Poder Judiciário. Também contou com a participação de servidores do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mobilizados para avaliar possíveis irregularidades nas condições de trabalho nas balsas.

As dragas foram destruídas em pontos localizados entre os municípios de Manicoré e Humaitá (AM). No vídeo abaixo, é possível ver o momento em que uma das embarcações é desmantelada pela explosão.

 Eis as fotos da operação divulgadas pela PF:

Operação Boiúna

Operação foi realizada no leito do rio, entre os municípios de Manicoré e Humaitá/AM

Policiais federais, policiais rodoviários federais e agentes da Força Nacional de Segurança Pública participaram da ação

Ao menos 71 dragas são destruídas no Estado do Amazonas

Construção pega fogo durante operação

Ação integra os trabalhos desenvolvidos pela Polícia Federal (Amazonas e Rondônia) desde 2023 no combate à mineração ilegal na região

Dados referentes ao estado de Rondônia ainda estão em consolidação