Polícia Federal de Campinas deflagra Operação No Rest contra quadrilha especializada em roubo de cargas

Ação em SP e MG mira grupo armado responsável por 26 roubos e um furto; 17 mandados de prisão temporária foram expedidos e R$ 18 milhões em bens sequestrados

Por Sandra Venancio

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (17) a Operação No Rest, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa armada responsável por roubos violentos de cargas e caminhões em rodovias de São Paulo e sul de Minas Gerais. A ação contou com a participação de 120 agentes — 60 policiais federais e 60 policiais militares rodoviários — e ocorreu em Mogi Guaçu, São Bernardo do Campo, Diadema, Guarulhos, São Paulo e Osasco.

>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

Segundo a investigação conduzida pela Delegacia da PF em Campinas e pelo GAECO de Sorocaba, a quadrilha cometeu 26 roubos e um furto entre novembro de 2024 e junho de 2025. Foram expedidos 17 mandados de prisão temporária, com cinco suspeitos já detidos em flagrante por crimes semelhantes. A Justiça autorizou ainda 12 mandados de busca e apreensão e o sequestro de bens e valores que somam R$ 18 milhões.

Estrutura e modus operandi da quadrilha

A investigação identificou uma estrutura organizada, composta por arregimentadores, operadores armados e locais para desmanche de veículos, com um dos principais galpões em Mogi Guaçu. Os ataques ocorriam com frequência durante o repouso dos motoristas — o que inspirou o nome da operação, No Rest, ou “sem descanso”, em referência à insegurança constante enfrentada pelas vítimas.

Os criminosos rendiam motoristas em movimento ou parados em pontos de descanso, usando armas de fogo. Em muitos casos, as vítimas, acompanhadas de familiares, eram levadas para cativeiros enquanto os bandidos exigiam transferências bancárias via extorsão, além de roubar dinheiro, celulares e objetos pessoais.

Histórico criminal e penas previstas

Os investigados possuem antecedentes criminais, incluindo roubo e tráfico de drogas. Eles devem responder por associação criminosa armada, roubo, furto e extorsão, entre outros crimes, cujas penas somadas podem ultrapassar 40 anos de prisão.

A Operação No Rest é mais uma ação do grupo especializado da Polícia Federal em combate a roubos de cargas e caminhões. Desde a criação do grupo, em dezembro de 2021, mais de 300 prisões foram realizadas e diversas quadrilhas foram desarticuladas em operações como Rapina, Insídia, Malta, Caterva, Vitreum, Ladinos, Baiuca e Hammare.