“Vai te f..”: deputado aciona Conselho de Ética contra senador

O deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE) protocolou, nesta terça-feira (16), uma representação contra o senador Jorge Seif (PL-SC) no Conselho de Ética do Senado. O ato foi motivado por um episódio ocorrido durante a CPMI do INSS, na semana passada, quando Seif, em um momento de tensão, mostrou o dedo do meio e mandou o deputado “se foder”. A matéria também foi publicada pela “CNN”.

A discussão teve início quando o senador bolsonarista acusou o ex-ministro da Previdência Carlos Lupi de omissão em relação a um esquema de descontos indevidos na previdência pública. Túlio Gadêlha tentou rebater as declarações de Seif e foi então alvo de agressões verbais. “Eu te perguntei alguma coisa? Vai se foder!”, gritou o senador, de acordo com testemunhas.

Além desse episódio, a representação também inclui declarações de Jorge Seif sobre as oitivas de Patrícia Bettin, defensora pública da União, e de Eliane Viegas, diretora da Controladoria-Geral da União (CGU). O senador insinuou que ambas as servidoras seriam “mentirosas sem vergonha”, o que agrava ainda mais o tom das acusações.

No documento apresentado, Túlio Gadêlha argumenta que as atitudes de Seif são incompatíveis com a função legislativa e exige que o Conselho de Ética apure as condutas e aplique as sanções cabíveis. “Diante da gravidade do ocorrido, torna-se necessário que o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal receba e aprecie a representação para apurar as condutas incompatíveis com a função legislativa e aplique as sanções cabíveis”, informou a representação.

Vale destacar que o Conselho de Ética do Senado está paralisado há mais de um ano e, atualmente, não possui um presidente. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), chegou a se manifestar sobre a retomada dos trabalhos do colegiado, em meio às questões envolvendo o senador Marcos do Val (Podemos-ES), mas o processo não avançou.

The post “Vai te f..”: deputado aciona Conselho de Ética contra senador appeared first on Ver-o-Fato.