Campinas recebe a 2ª Marcha Trans neste domingo, 21/09

Com o lema “Celebrar para não esquecer”, evento fará concentração a partir das 13h no Largo do Pará, no centro e apresentações de DJs, shows e performances de Drag Queens na Praça Bento Quirino

No próximo domingo, 21/09, Campinas será palco da 2ª Marcha Trans, que traz este ano o lema “Celebrar para não esquecer”. A marcha tem como objetivo levantar pautas importantes como saúde, emprego e moradia, e promete reunir pessoas trans, travestis, não-binárias, entidades e aliados em um ato de resistência, celebração e reivindicação de direitos. A concentração terá início às 13h, no Largo do Pará, centro de Campinas. Às 16h o evento chega na Praça Bento Quirino, com apresentações de DJs, shows e performances de Drag Queens.

>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

A marcha é organizada pelo movimento Coalizão Trans de Campinas, que surge da urgência em fortalecer a luta da população trans no território por meio do diálogo com o poder público. Em janeiro de 2024, o movimento apresentou à Prefeitura uma carta com diagnóstico das violações de direitos humanos sofridas por pessoas trans na cidade, acompanhada de propostas concretas de solução.

Apesar desse esforço, a resposta governamental foi limitada. A criação da Coordenadoria LGBT, sem orçamento adequado e sem liderança alinhada às demandas, mostrou-se insuficiente. Avanços pontuais, como o grupo de trabalho com a saúde, não tiveram força para sensibilizar o alto comando municipal em pautas urgentes, como a compra de hormônios e o credenciamento do Ambulatório Transcender (que oferece atendimento multidisciplinar em saúde para a população trans da cidade) junto ao Ministério da Saúde.

A Marcha Trans Campinas se apresenta como um espaço de memória, mobilização e resistência. “Marchamos para exigir nossos direitos e para celebrar nossa história. Nossa luta é pela garantia de saúde, emprego, moradia e respeito”, afirma Joaquim Renato Alves, coordenador do IBRAT – Instituto Brasileiro de Transmasculinidades – Núcleo Campinas, e um dos organizadores do evento.

“A Marcha Trans é um evento fundamental de visibilidade e afirmação. É aqui que nossas vozes coletivas se unem para exigir respeito, dignidade e direitos. Cada passo na marcha é também um passo na luta contra a transfobia e pela construção de uma sociedade mais justa”, explica Luara Souza, artivista social, Co-fundadora do Núcleo de Consciência Trans da Unicamp, membra da Associação Ateliê Transmoras e representante discente do Conselho Universitário da Unicamp.

Como pautas centrais da 2ª Marcha Trans Campinas, a organização do evento destaca a saúde (com o credenciamento e ampliação do Ambulatório Transcender, a compra municipalizada de hormônios pelo SUS, a capacitação de profissionais de saúde e a descentralização do atendimento), emprego (políticas de empregabilidade trans, cotas em concursos públicos municipais, cursos de capacitação profissional, parcerias com empresas locais), moradia (programas de auxílio-moradia, acolhimento especializado, vagas afirmativas em centros de acolhida e o Programa Transcidadania em Campinas), além de respeito (garantia do nome social em todos os serviços, conforme portaria federal vigente, criação do Conselho Municipal da Diversidade Sexual e o combate à transfobia institucional).

Manifesto e apoiadores
A população pode apoiar a iniciativa assinando o Manifesto da Marcha, disponível online, que já conta com adesão de entidades como Casa Sem Preconceitos, IBRAT Campinas, Mostra Trans Campinas, UNALGBT, Kuenda Multimídia, Núcleo de Consciência Trans da Unicamp, Ateliê TRANSmoras, Associação Transatlética e Cultural Pogonas, Ong Minha Criança Trans e Mães Pela Diversidade.

Além da caminhada, a programação contará com apresentações artísticas e culturais na Praça Bento Quirino a partir das 16h, fortalecendo a visibilidade de artistas trans da região e transformando o ato em um grande espaço de convivência, cultura e celebração da diversidade.

Serviço:
Evento: 2ª Marcha Trans Campinas
Data: 21 de setembro de 2025
Horário: 13h – Concentração e Marcha
16h – Apresentações Artísticas
Local: Largo do Pará e Praça Bento Quirino – Campinas/SP
Mais informações e manifesto: marcha-trans-campinas.vercel.app