Uma portaria assinada pelo presidente do Instituto de Previdência do Município de Castanhal, Marco Aurélio Moura, autorizou o aumento no valor da aposentadoria de Sidneya Leite, primeira-dama da cidade e esposa do prefeito Hélio Leite (UNIÃO).
O documento, que veio a público no início desta semana, segundo informações do portal In Foco Castanhal, elevou os rendimentos de Sidneya de R$ 10 mil para R$ 18,1 mil. Detalhe: a portaria tem efeito retroativo a 1º de maio — o que garante inclusive o pagamento de atrasados.
“Enquanto professores da rede municipal lutam por salários dignos, a esposa do prefeito recebe uma aposentadoria quase três vezes maior que a média de um educador da cidade. Isso não é gestão pública — é favorecimento político. Isso não é justiça — é imoralidade administrativa”, arremata o portal castanhalense.
O caso gerou repercussão porque o dirigente do Instituto de Previdência, responsável pela decisão, é uma indicação política do próprio prefeito.
A medida levanta questionamentos sobre possíveis conflitos de interesse e uso político de cargos estratégicos na administração municipal. O Ministério Público do Pará (MPPA) investiga o caso.
A equipe de reportagem do Portal Ver-o-Fato entrou em contato com todos os citados na matéria e até o momento não obteve retorno. A prefeitura e o Instituto de Previdência também não se manifestaram oficialmente sobre o reajuste. O espaço segue aberto para manifestações.

The post CASTANHAL – Primeira-dama tem aposentadoria reajustada por chefe de órgão indicado pelo prefeito appeared first on Ver-o-Fato.