
Produtores de cafés e cachaças de São Paulo têm prazo até 3 de outubro para inscrições ao 24º Concurso de Qualidade do Café bem como 2º Concurso de Qualidade da Cachaça no Estado.
São duas iniciativas para valorizar os produtores paulistas, bem como difundir a qualidade de suas produções.
Além disso, estimular o consumo, fortalecer ações de sustentabilidade e fomentar o desenvolvimento regional com maior valor agregado.
Os concursos vão além da premiação: geram credibilidade, networking, novos mercados e agregação de valor. Para os consumidores, representam a garantia de acesso a produtos paulistas de alta qualidade.
As inscrições vão até 3 de outubro com entrega de formulário na unidade da CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral mais próxima.
O formulário está disponível, inclusive, em páginas especiais para cada concurso: 2º CONCURSO DA CACHAÇA e 24° CONCURSO DO CAFÉ
Impacto nos produtores
Casos como o de Dayane Almeida Valente e Rogério Almeida Valente, produtores de cachaça em Artur Nogueira, vencedores em 2024 na categoria Cachaça Branca.
Segundo o casal, o concurso trouxe visibilidade, ampliou oportunidades comerciais e impulsionou o turismo local, com a abertura do alambique para visitação.
Tradição do Café Paulista
No café, a tradição se consolida com histórias como a da produtora Flávia Lancha, de Cristais Paulista, que participa desde 2005. Assim, destaca a melhoria da qualidade e a valorização das sacas a partir dos concursos.
Já o produtor Gustavo Leonel, de Franca, vencedor em 2024, afirma que a premiação representou um divisor de águas para sua fazenda.
O post Concursos abrem inscrições para melhores cafés e cachaças do Estado apareceu primeiro em Giro Marília Notícias.