Helder Barbalho critica PEC da Blindagem: ‘Institucionalizar a impunidade’

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), se posicionou contra a chamada PEC da Blindagem, em publicação realizada na última quarta-feira (17) em seu perfil no X (antigo Twitter).

Para o governador, a proposta representa uma “afronta à democracia e ao equilíbrio entre poderes”, destacando ainda que “blindar autoridades contra a Justiça é institucionalizar a impunidade”.

Além disso, Helder Barbalho também citou o artigo da Constituição que garante que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”.

Contexto da PEC

Conhecida como “PEC da Blindagem”, a proposta vem sendo debatida pelo Congresso Nacional e é alvo de críticas por promover a ampliação de proteções a autoridades contra processos judiciais.

Os defensores da iniciativa argumentam que ela é necessária para evitar perseguições políticas e garantir a independência dos mandados, enquanto os opositores afirmam que a medida pode dificultar investigações e enfraquecer o princípio da igualdade jurídica.

Leia também:

O post Helder Barbalho critica PEC da Blindagem: ‘Institucionalizar a impunidade’ apareceu primeiro em Estado do Pará Online.