
Um cirurgia de oncologia com técnica de videolaparoscopia para remoção de tumor foi o primeiro procedimento do novo centro cirúrgico da Santa Casa de Marília.
O cirurgião oncológico Milton Nakano executou a cirurgia no dia 13 de setembro, porém os detalhes foram divulgados nesta quinta-feira.
Trata-se de um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, que remove um segmento específico do pulmão, sem retirar um lobo inteiro.

A técnica utiliza microcâmera e pequenos instrumentos, com dor mais amena e recuperação mais rápida, bem como menor impacto na função pulmonar.
É procedimento para para tumores pulmonares em estágios iniciais ou quando o paciente não tem condições de submeter-se a uma cirurgia maior. Além disso, outras condições como metástases e malformações.
A cirurgia tornou-se um marco pela inauguração recente da nova estrutura, com quatro salas cirúrgicas e 20 leitos de recuperação pós-anestésica.

O centro conta ainda com equipamentos como dois microscópios cirúrgicos. A expectativa é que a reforma amplia em pelo menos 150 procedimentos o número de cirurgias por mês.
O novo espaço
Área de 627 m² foi contemplada com piso porcelanato e rodapé embutido, pintura epóxi e revestimentos de forro em gesso acartonado.

A reestruturação do setor conta com infraestrutura como Sistema IT Médico, rede de gases medicinais, climatização e monitoramento.
Quatro salas cirúrgicas iniciaram o seu funcionamento, duas delas, inclusive, prontas para cirurgias através de robótica. Além disso, a quantidade de leitos de recuperação pós-anestésica aumentou de 10 para 20.
O post Oncologia ‘inaugura’ centro cirúrgico da Santa Casa em Marília apareceu primeiro em Giro Marília Notícias.