Pesquisa Quaest mostra Lula na liderança em todos os cenários para 2026

Levantamento Genial/Quaest indica que presidente mantém liderança contra Bolsonaro, Tarcísio, Ciro e outros possíveis adversários em 2026

Por Sandra Venancio – |Foto Fabio Rodrigues Pozzebom/Agencia Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na frente em todos os cenários de primeiro e segundo turno testados pela pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (18), sobre a disputa presidencial de 2026. O levantamento, realizado entre os dias 12 e 14 de setembro, ouviu 2.004 pessoas em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

Segundo a sondagem, Lula mantém a vantagem observada nos levantamentos anteriores. Em julho, o presidente havia passado a liderar em todos os cenários simulados, superando adversários que antes apareciam no limite da margem de erro, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

No cenário que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula tem 32% das intenções de voto no primeiro turno, contra 24% do seu principal adversário. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar, com 11%, seguido por Ratinho Júnior (PSD), com 8%; Romeu Zema (Novo), com 5%; e Ronaldo Caiado (União Brasil), com 4%. Brancos, nulos e aqueles que não pretendem votar somam 11%, enquanto 5% estão indecisos.

No segundo turno, Lula venceria todos os nove nomes testados:

  • Ciro Gomes (PDT): 40% a 33%
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos): vantagem de 8 pontos
  • Ratinho Júnior (PSD): vantagem de 12 pontos
  • Jair Bolsonaro (PL) e Romeu Zema (Novo): vantagem de 13 pontos
  • Michelle Bolsonaro (PL) e Ronaldo Caiado (União Brasil): vantagem de 15 pontos
  • Eduardo Bolsonaro (PL): vantagem de 18 pontos
  • Eduardo Leite (PSD): vantagem de 19 pontos

Testado pela primeira vez em simulação de segundo turno da Quaest, Ciro Gomes aparece sete pontos atrás de Lula. Entre os governadores, Tarcísio segue como o nome mais competitivo, mas não ultrapassa a barreira dos dois dígitos de diferença.

A pesquisa mostra estabilidade no cenário eleitoral, com Lula consolidando posição de liderança e a oposição fragmentada entre nomes da direita e do centro.