Workshop gratuito mergulha na história da Guitarrada em Belém

Mestre Vieira – Foto:Rodrigo Romano

Baile da Guitarrada Lab Música promove oficina sobre o legado de Mestre Vieira

Belém recebe no dia 20 de setembro mais uma ação do projeto Baile da Guitarrada Lab Música: o workshop “Guitarrada – Da Origem com Mestre Vieira à Cena Atual”, que será realizado no Auditório da Biblioteca Arthur Viana, na Fundação Cultural do Pará (Centur), das 8h30 às 13h30.

A atividade gratuita propõe uma imersão na história e na prática do gênero musical criado por Mestre Vieira, reconhecido nacionalmente como um dos maiores expoentes da cultura amazônica.

O conteúdo combina pesquisa histórica, escuta crítica, partituras, vídeos, relatos e experiências de palco, conduzindo os participantes a compreender a trajetória e a atualidade da guitarrada a partir do songbook Mestre Vieira e do trabalho de quem conviveu diretamente com o músico.

A condução do workshop será feita por Luciana Medeiros, jornalista e produtora cultural que acompanhou Mestre Vieira por dez anos em pesquisas e projetos como livro, documentário, série de animação e o próprio Baile da Guitarrada.

Também vai compartilhar suas experiências o músico Carlos Canhão Brito Jr., percussionista e pesquisador musical que coordenou a pesquisa do songbook e traz experiências de palco e bastidores,

Já André Macleuri, músico e pesquisador radicado em Portugal, autor das transcrições das partituras do songbook Mestre Vieira, participa por vídeo com análises rítmicas e demonstrações com a guitarra.

Nesta edição, o workshop terá a participação especial de Bruno Rabelo, músico e pesquisador integrante do Clube da Guitarrada, que atua na cena musical de Belém há 25 anos. Rabelo integrou bandas como Cravo Carbono, Cais Virado, Aldo Sena e também a formação de Mestre Vieira.

O encerramento contará ainda com uma jam session que reunirá músicos que integram a banda Os Dinâmicos promovendo uma experiência musical única para os participantes. O grupo é formado por Lauro Honório (guitarra base), Dejacir Magno (vocal) e Luís Poça (teclado), ao lado de Wesley Souza (guitarra solo), Cassiano Filho (baixo) e Jairo Rocha (bateria), além de Carlos Canhão (percussão).

Inscrições: As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSec0_ZgCeeMA9C31hJjyKy_TPnvGiF2JtMpMGBw4uWFuD2fug/viewform?usp=header) ou no local. As vagas são limitadas e haverá emissão de certificado. O workshop não exige conhecimento prévio nem prática em instrumento, sendo aberto a músicos, estudantes, pesquisadores e interessados em cultura musical.

O Baile da Guitarrada Lab Música foi selecionado pelo edital Rouanet Norte do Ministério da Cultura – Governo Federal, com patrocínio da CAIXA, Correios, Banco da Amazônia e Banco do Brasil. Produção da agência Holofote Virtual Produções Artísticas. Apoio Governo do Estado por meio da Fundação Cultural do Pará.

Serviço

Local: Auditório da Biblioteca Arthur Viana – Fundação Cultural do Pará (Centur) – Av. Gentil Bittencourt, 650 – Nazaré – Belém/PA

Data: 20 de setembro de 2025 (sábado)

Horário: das 8h30 às 13h30

Inscrições: gratuitas, pelo formulário online ou no local

Vagas limitadas com certificado de participação

Mais informações: @bailedaguitarrada | @holofotevirtual

O post Workshop gratuito mergulha na história da Guitarrada em Belém apareceu primeiro em PONTO DE PAUTA – PARÁ.