Saiba quais autoridades brasileiras tiveram vistos dos EUA cancelados

Os Estados Unidos cancelaram nesta 2ª feira (22.set.2025) vistos de autoridades ligadas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao Judiciário brasileiro, incluindo o advogado-geral da União, Jorge Messias, e funcionários do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

As restrições se deram em retaliação a decisões do STF, principalmente aquelas relacionadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado de Donald Trump (Partido Republicano) e condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. O governo norte-americano também anunciou a aplicação de sanções da Lei Magnitsky a Viviane Barci de Moraes, mulher de Moraes, e ao instituto Lex, que é ligado à família do magistrado.

Eis abaixo quem teve os vistos revogados, segundo a Reuters:

  • Jorge Messias, ministro da AGU (Advocacia Geral da União);
  • José Levi, ex-AGU;
  • Benedito Gonçalves, ex-ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral);
  • Airton Vieira, juiz instrutor que atua no gabinete de Moraes no STF;
  • Marco Antonio Martin Vargas, juiz auxiliar de Moraes no TSE;
  • Rafael Henrique Janela Tamai Rocha, juiz auxiliar do gabinete de Moraes no STF.

A nova rodada de cancelamentos representa mais um capítulo nas tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos. Em julho e agosto, outras autoridades brasileiras, como funcionários ligados ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e familiares dele já haviam sido alvo de medidas semelhantes.