A cerca de um mês e meio da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), mais uma liderança internacional confirmou presença em Belém. Nesta quinta-feira (24), o príncipe Albert II, de Mônaco, anunciou que participará do encontro global.
“Estou muito ansioso para estar em Belém na COP 30. Eu amo ir para o Brasil, eu amo o seu país. É um belo estado, Belém do Pará. Estaremos todos abertos e eu sei que será uma COP fantástica”, declarou o soberano do Principado de Mônaco, em vídeo divulgado no perfil do governador Helder Barbalho (MDB) no Instagram.
A cerca de um mês e meio da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), mais uma liderança internacional confirmou presença em Belém. Nesta quinta-feira (24), o príncipe Albert II, de Mônaco, anunciou que participará do encontro global. pic.twitter.com/oLnvTGRdRj
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) September 25, 2025
Embora a lista oficial de autoridades ainda não tenha sido publicada, a COP 30 já tem outras presenças de peso confirmadas. Em junho, o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, confirmou que virá ao Pará, durante conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente francês Emmanuel Macron também anunciou que participará da conferência; em março de 2024, ele esteve em Belém e visitou a Ilha do Combu ao lado de Lula.
Além disso, nesta semana, Lula convidou o emir do Catar, xeique Tamim Bin Hamad Al Thani, para integrar o grupo de líderes que estarão no encontro. A participação dele, no entanto, ainda não foi confirmada.
A COP 30 será realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém do Pará, e deve reunir representantes de quase 200 países para discutir medidas de combate às mudanças climáticas e estratégias para limitar o aquecimento global.
Leia também:
O post Príncipe Albert II de Mônaco confirma presença na COP 30 em Belém apareceu primeiro em Estado do Pará Online.