Missão brasileira em museus da Alemanha tem pesquisador da Unesp em Assis

Missão brasileira em museus da Alemanha tem pesquisador da Unesp em Assis
Missão brasileira em museus da Alemanha tem pesquisador da Unesp em Assis

Uma missão de pesquisadores de universidades paulistas em programa de integração com rede de museus na Alemanha teve a participação do docente Paulo Henrique Martinez, da Unesp em Assis.

A viagem aconteceu entre os dias 13 e 21 de setembro e uniu especialistas da Rede de Museus Baviera–São Paulo. Participaram, assim, do seminário Bavaria meets São Paulo: a dialogue on cooperation in museology.

A programação incluiu também visitas técnicas e reuniões em diversas instituições da Baviera, a convite do Centro Universitário da Baviera para a América Latina.

“Foram cinco dias muito produtivos”, disse o professor Paulo Henrique Martinez. Para ele, foi uma atividade instrutiva ao identificar potencialidades nas práticas de extensão universitária.

Além disso, as atividades revelaram possibilidades de mobilidade acadêmica de docentes, alunos e tecnico-administrativo.

“O objetivo é fortalecer o intercâmbio de experiências, práticas e ideias na cultura, memória e museologia”, destaca a diretora do Centro, Irma de Melo-Reiners.

A Rede de Museus Baviera–São Paulo é uma iniciativa multidisciplinar que reconhece os museus como espaços centrais de preservação da memória e da identidade. Dessa forma, são ambientes estratégicos para a produção e a disseminação do conhecimento.

“Foi uma programação intensa. A atividade proporcionou integração das experiências entre as instituições”, disse o pró-reitor de Extensão Universitária e Cultura da Unesp, Raul Borges Guimarães.

Rede de pesquisa

De acordo com Irma, a construção da rede começou desde 2022, a partir de ações voltadas a conectar universidades, museus e especialistas de diferentes regiões.

O primeiro workshop da Rede ocorreu em 18 de novembro de 2024, na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP).

Intitulado Encontro São Paulo & Baviera: cooperação entre museus, o evento reuniu mais de 60 profissionais de instituições de São Paulo e da Baviera.

A atividade tem apoio de José Antônio Visintin, da FMVZ-USP. e coordenação de Mauricio Candido da Silva, chefe do Museu de Anatomia Veterinária da instituição.

Como continuidade, o BAYLAT organizou um segundo ciclo de atividades na Baviera, com foco no fortalecimento de parcerias estratégicas.

Diversidade de acervos

Missão brasileira em museus da Alemanha tem pesquisador da Unesp em Assis

Ao longo da missão, o grupo visitou 14 instituições e discutiu, principalmente, diversidade dos acervos e os desafios de sua conservação, estudo e difusão.

O seminário em Turnau, no dia 16 de setembro, com apoio da Universidade de Bayreuth, atraiu professores e estudantes para colaborações em museologia.

Outra agenda de destaque foi a reunião com Anton Biebl, coordenador do programa governamental Museums Offensive. Com foco em aproximar sociedade e museus, o momento é fundamental para alinhar estratégias já em curso em São Paulo e na Baviera.

A professora Adriane Pinto Wasko, do Instituto de Biociências da Unesp em Botucatu, destacou a possibilidade de parcerias após as visitas.

“Extremamente proveitosa no sentido de fortalecer o intercâmbio de experiências, práticas e ideias nos campos da educação, cultura, memória e museologia”.  

Missão brasileira

Também estiveram presentes nesse encontro os professores Camilo de Mello Vasconcellos, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP; Gabriel Zacarias, Museu de Artes Visuais, da Unicamp; Maria Aparecida Borrego, Museu do Ipiranga (USP); Marilda S. Teixeira Bottesi; Conselho Diretivo do BAYLAT (Unicamp); Marilucia Bottallo, Museu Belas Artes de São Paulo; Mauricio Candido da Silva, Museu de Anatomia Veterinária (USP); Sylvia Helena Furegatti, pró-reitoria de Extensão, Esportes e Cultura da Unicamp, e Talita Roell, Museu de Zoologia (USP), com apoio de suas instituições e do BAYLAT.

A missão reforçou um momento estratégico para o estreitamento das parcerias de pesquisa, ensino e extensão entre museus de São Paulo e da Baviera.

Com a consolidação da rede, os pesquisadores pretendem, assim, avançar em projetos transversais e multidisciplinares.

O post Missão brasileira em museus da Alemanha tem pesquisador da Unesp em Assis apareceu primeiro em Giro Marília Notícias.