Lei amplia licença e salário maternidade após internação de mães ou bebês

Lei amplia licença e salário maternidade após internação de mães ou bebês

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta segunda-feira (29), a lei que amplia a licença-maternidade e o salário-maternidade quando mãe ou bebê ficarem internados por mais de duas semanas por complicações após o parto. 

Assim, o afastamento se estenderá por 120 dias após a alta, descontando-se o tempo de repouso anterior ao parto, caso haja.

O texto altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e também a Lei de Benefícios da Previdência Social para o salário-maternidade.

Hoje, a prorrogação de ambos os benefícios já tem amparo por jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).

Lula participou da abertura da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontece até quarta-feira (1º/10), em Brasília. Tem, inclusive, o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”.

Lei amplia licença e salário maternidade após internação de mães ou bebês

De acordo com o governo, a conferência marca a retomada da “principal instância de participação social voltada à promoção da igualdade de gênero no Brasil”. A última edição do evento ocorreu em 2016, no governo da presidenta Dilma Rousseff.

O presidente destacou algumas ações dos últimos anos, entre elas o plano de igualdade salarial. Movimento que, segundo Lula, “é briga antiga” dos movimentos femininos organizados.

“Entre a gente aprovar uma lei, entre a gente regulamentar, e as mulheres começarem a receber o salário igual, ainda vai ter muita briga, vai ter muito processo. Porque é difícil você fazer as pessoas mudarem de hábito quando se trata de colocar um pouquinho de dindin na mão do povo trabalhador”, disse Lula.

Durante o evento, o presidente ainda sancionou a lei que institui a Semana Nacional de Conscientização sobre os Cuidados com as Gestantes e com Mães.

O post Lei amplia licença e salário maternidade após internação de mães ou bebês apareceu primeiro em Giro Marília Notícias.