
O mês de setembro termina nesta terça-feira com aumento nas áreas em risco de incêndios em São Paulo que, inclusive, coloca Marília e região em nível de emergência para prevenção.
Com pequenas variações nos níveis de risco, a indicação da Defesa Civil é que esta condição persista até pelo menos o dia 4 de outubro.
Acompanha previsão da meteorologia para tempo quente e seco, que favorece surgimento de incêndios em áreas florestais.
O mês é, inclusive, o de maior número de incêndios no estado neste ano, segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial).




Foram 847 focos de incêndios até o dia 28 contra 494 casos de agosto. O número, porém, ainda segue muito abaixo de 2024, quando o Estado teve 2.522 casos no mês.
A condição reflete a expectativa por início da temporada com mais chuva. Além do tempo quente, o Estado apresenta acumulado de estiagem.
Dados do Monitor das Secas até agosto mostram a persistência de chuvas abaixo da normalidade, e avanço da seca moderada (S1) no centro-sul do Estado.
Além disso, avançou quadro de seca fraca (S0) no Vale do Paraíba e Região Metropolitana.
No Sul, a seca agravou, passando de moderada (S1) para grave (S2). Os impactos são de curto prazo (C) no Nordeste e de curto e longo prazo (CL) nas demais áreas.
O post Setembro termina com alta em risco de incêndios; veja mapas apareceu primeiro em Giro Marília Notícias.