Os ataques do Hamas a Israel, que marcaram o início do conflito na Faixa de Gaza, completaram 2 anos nesta 3ª feira (7.out.2025). Um vídeo divulgado pela plataforma Viory mostra cenas antes e depois da guerra, com imagens do território destruído.
Em 7 de outubro de 2023, o grupo extremista Hamas atacou o sul de Israel, deixando quase 1.200 mortos. Em resposta, Benjamin Netanyahu (Likud, direita), primeiro-ministro israelense, declarou guerra ao Hamas.
Desde então, Israel deu início a uma investida na Faixa de Gaza que já deixou mais de 67.000 mortos e mais de 169.000 feridos, segundo autoridades do território controlado pelo Hamas. As filmagens mostram como as cidades, antes com prédios e circulação de pessoas, foram devastadas. O vídeo apresenta cenas diárias, famílias na praia, muçulmanos e cristãos orando em mesquitas e igrejas e, em seguida, traz imagens de uma Gaza destruída, com prédios em ruínas.
O aniversário do conflito se dá durante as negociações para o fim da guerra, com acordo de paz proposto por Donald Trump (republicano) e aceito por Israel. O Hamas concordou em negociar os termos do governo norte-americano para encerrar a guerra. O grupo extremista disse estar preparado para libertar todos os 48 reféns –só 20 estariam vivos– como parte dos esforços para a criação do Estado palestino e para a saída das tropas israelenses do enclave.
Uma comissão de inquérito independente nomeada pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou em 16 de setembro um relatório no qual classifica a ação israelense como um “genocídio”. O governo Netanyahu nega.